Tutoriais Informática

Descobrindo Informática | Hardware Software Internet

09/10/2010

Como criar sumários facilmente no Word 2010

scribe-indice
 
Fazer Índices e Sumários é muito fácil no Word 2010, apesar de parecer complicado como agente analisa nos livros páginas e páginas de sumários. Lembrando que para livros eles podem usar outro Software que não se relaciona com este tutorial. Os Índices e Sumários podem ser facilmente criados com os recursos de estilos, que são formatações predefinidas que, quando você instala o Word 2010 já vem acompanhado.

Vamos fazer um exemplo com algumas páginas contendo os capítulos, títulos e subtítulos. Entre estes que acabamos de mencionar vocês terão que colocar o texto de vocês beleza? Abra o Word 2010 e dê Ctrl + Enter umas 5 vezes, (de acordo com o seu texte, isso é só um exemplo) para criar páginas em branco. Deixe a primeira página em branco nela vamos depois fazer o sumário, e nas páginas seguintes coloque como mostrado abaixo.
Digite na página 2:
Apresentação

Título 1

Subtítulo 1

Subtílulo 2
Digite nas páginas 3, 4 e 5:
Capítulo 1 (mude o capítulo conforme muda a página… 2, 3…)
Título 1

Subtítulo 1

Subtítulo 2

Subtítulo 3
Abora selecione “Apresentação” na segunda página, vá na Faixa de Opções Estilos e clique no estilo título 1. Selecione as palavras Título 1 no Word,  vá na Faixa de opções Estilos clique no estilo título 2. Selecione Subtítulo 1 e Subtítulo 2 no Word, vá na faixa de opções Estilos e clique no estilo título 3. Faça o mesmo para as demais páginas do documento. Como mostra a imagem abaixo.

 
aplicar-estilos-word2010
 
Vá para primeira página do documento e clique nela, de modo que o cursor se posicione lá para então criarmos o sumário. Clique na aba Referências e na Faixa de Opções Sumário clique na primeiro botão “Sumário”. Verá que tem três opções: Sumário Automático 1, Sumário Automático 2 e Sumário Manual, escolha uma opção e pronto está criado o sumário.
 
criando-sumario-word2010
 
Vamos configurar o sumário agora. Selecione a primeira linha e coloque o Tamanho da Fonte 14 e Estilo Negrito N assim todos os capítulos do sumário ficarão com a fonte alterada. Mude também o título principal, ou seja, o nome do seu trabalho.
Pode também quando alterar algum texto nos capítulos das páginas, atulizar o índice. Poderá atualizar somente o número das páginas ou o índice inteiro, como mostra na imagem abaixo. 
 
atualizar-sumario-word2010
 
Uma das coisas importante que os Índices e Sumários oferecem são os atalhos, você pode ir para qualqur página, simplesmente clicando no capítulo pressionando a tecla Ctrl.
 
Qualquer dúvida pergunte comentando abaixo.
 
Até a próxima.

36 comentários:

  1. Olá !!

    Excelentes informações !
    Eu gosto muito de utilizar o word, mas não tenho muitos conhecimentos.
    Este texto foi muito útil !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá Santana
    Obrigado pelo comentário no dihitt e no blog,
    vou colocar mais dicas de Word. blz?

    Que bom que foi útil para você.
    Abraços e tenha um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  3. Tá dificil...Eu gostei das instruções...Fui fazer e dava errado..Aprendi isso no meu curso e esqueci...

    ResponderExcluir
  4. Como eu faço paracriar um sumario segundo as normas da ABNT 6024, alinhando os titulos assim:
    1 titulo 1
    1.1 título 2
    1.1.1 titulo 3

    ResponderExcluir
  5. de todos os textos que li na net para fazer isso realmente este é o melhor salvei ate o link pra repassar para os perdidos do word que nem eu



    valewww foi de grande ajuda!!!!!

    ResponderExcluir
  6. pra lá de bom! me quebrou um galhão! grata

    mosália
    eunápolis - ba

    ResponderExcluir
  7. Olá, o meu word 2010 não possui a aba "Referências"
    Ele possui as seguintes abas, respectivamente:
    página inicial, inserir, layout da página e correspondência.
    Não estou conseguindo fazer o sumário devido a isso.
    Como posso resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu word é de uma versão mais básica. Instale o pacote completo.

      Excluir
  8. Excelente!
    Finalmente descobri como se faz o sumário e realmente é mais fácil do que eu imaginava.

    grata,

    ResponderExcluir
  9. e se não aparece o campo Referências na janela do word??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em arquivo > opções > persoanalizar faixa de opções e do lado direito marque a guia desenvolvedor.
      Abraços.

      Excluir
  10. O meu também não aparece o campo Referência no word

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em arquivo > opções > persoanalizar faixa de opções e do lado direito marque a guia desenvolvedor.
      Abraços.

      Excluir
  11. Para ir a qualquer página que tenha um título no sumário, basta segurar "Ctrl" e clicar nesse titulo que estarei na referida página.MAs se eu quiser fazer o contrário? Voltar ao sumário estando numa página qualquer? é possível?existe algum comando no teclado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é só pressionar o atalho "CTRL + Home". Padrão do Word.

      Excluir
  12. Como eu crio o estilo de títulos onde me m ostra os títulos de cada capitulo no meu lado esquerdo do documento?

    ResponderExcluir
  13. Como eu crio o estilo de títulos onde me m ostra os títulos de cada capitulo no meu lado esquerdo do documento?

    ResponderExcluir
  14. o q fazer se emu word nao tem a aba referencias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em arquivo > opções > persoanalizar faixa de opções e do lado direito marque a guia desenvolvedor.
      Abraços.

      Excluir
  15. Muito bom! De forma fácil, simples e direta.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Cara!
    Foi de grande ajuda!
    Eu ia começar monitoria lá na facul, mas só sei linguagem de programação. Informática básica não sei muito
    Vlw Man!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Cara!
    Foi de grande ajuda!
    Eu ia começar monitoria lá na facul, mas só sei linguagem de programação. Informática básica não sei muito
    Vlw Man!!!

    ResponderExcluir
  18. grande boxta.... quem precisa de sumário precisa seguir algumas normas e em geral abnt, e esse tutorial nao ajuda em nada...

    ResponderExcluir
  19. Quem tem o Word Starter 2010 não tem a aba referencias e tambem nao tem como personalizar em opções do arquivo, pois o produto nao vem com suporte de funcionalidades avançadas.

    ResponderExcluir
  20. obrigadoooooo eu ia digitar os pontinhos, ia demorar um ano pra ficar td igual, mas consegui, belo tutorial ;D

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada pelas instruções foi de grande valia...

    ResponderExcluir
  22. Eu aprendi essa e muitas outras dicas de formatação no Curso de Word 2010 que eu fiz...
    Word é uma ferramenta fácil de mexer e com muitos recursos que após um curso desse fica muito mais simples de mexer e não esquecer.
    Abraço...

    ResponderExcluir
  23. O meu não tem a aba "Referencias", porem, estava vendo aqui nos comentarios e deu o seguinte passo para obter essa aba: "Vá em arquivo > opções > persoanalizar faixa de opções e do lado direito marque a guia desenvolvedor" mas quando eu clico em OPÇÕES não aparece nada disso, aparece: Geral, Exibir, Revisão de texto, Salvar, Idioma, Avançado e Centro de confiabilidade. E agora? :(

    ResponderExcluir
  24. Enfim aprendi fazer este bendito sumário, porém ele não tem que aparecer numero de paginas, certo ??? como fazer para que ele fique em uma folha à parte e não altere a minha numeração de paginas?????????? Help me.

    ResponderExcluir
  25. cara o eu não entende, mas conseguir fazer através do modo manual vlw

    ResponderExcluir

- O seu comentário é muito importante para este blog;
- Teremos o maior prazer em responder suas dúvidas;
- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Ofensas a nós, amigos ou spam não será bem-querido;
- Obrigado por sua visita e volte sempre.

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br
moisturizer for face